0

Começamos a semana falando sobre um assunto bastante interessante e que para nós brasileiros, parece algo ainda um pouco distante.

Pois bem, como todos sabem, o sinal de internet 4G mal chegou em nosso país, enquanto isso na Coreia do Sul, já estão estudando a instalação do sinal 5G que poderá atingir até 20 Gbps. É isso mesmo, o país coreano está se preparando para ser o primeiro a mostrar ao mundo o funcionamento da rede 5G, o que deverá ocorrer durante as "Olimpíadas de Inverno", em 2018.

De acordo com as últimas previsões, isso era para acontecer somente em 2022, mas segundo a International Telecommunicaton Union – ITU, um acordo que tratava a respeito da nova rede de internet móvel de quinta geração já foi resolvido e detalhado, com isso o novo serviço deverá chegar para o restante do planeta apenas em 2020, quando a ITU planeja começar a distribuir o espectro internacional para a rede 5G um ano antes, ou seja, em 2019.


Alguns detalhes a respeito como velocidade e definição do sinal ficaram bem resolvidos, uma vez que a velocidade da nova rede de internet móvel (5G) deverá ser de até 20 Gbps, o que deverá garantir a velocidade de download em alta definição de um filme, em apenas 10 segundos. Vale ressaltar que toda essa velocidade não deverá ser repassada para os usuários de forma geral, uma vez que se trata de uma "meta" de velocidade máxima de sinal a ser atingida pela rede de internet móvel.
A ITU até já determinou a velocidade média das redes 5G, que deverão ficar em 100 Mbps para a conexão de mais ou menos um milhão de aparelhos que seguirão o conceito da "Internet das Coisas" em uma área de um quilômetro quadrado. É importante também salientar que mesmo com a comercialização mundial começando em 2020, de acordo com o cronograma, a Coreia do Sul poderá experimentar a nova tecnologia já a partir de 2018 durante os jogos olímpicos de inverno.
A companhia, KT, que presta serviços de telefonia e de telecomunicações sem fio no país sul coreano, informou que pretende demonstrar sua tecnologia nos jogos de inverno como patrocinador oficial, onde em nota ela destaca o seguinte: "Vamos acelerar o desenvolvimento da tecnologia de rede 5G para demonstrar o nosso próprio padrão global e com isso, vamos mostrar ao mundo, um exemplo bem sucedido dos nossos esforços durante os próximos jogos olímpicos de inverno, que serão realizados em Pyeongchang, em 2018".

Postar um comentário