0

Muitos endereços de páginas na web costumam ser bem grandes, ou seja, com muitas letras, números, símbolos, etc. Porém, existem serviços apropriados para que tais endereços possam se tornar menores.

Com isso, através dos encurtadores de URL é possível transformar um endereço muito longo em algo mais prático. O encurtamento de URL é uma técnica na internet na qual um provedor torna um site disponível com uma URL mais curta.
Não faz tanto tempo assim que ainda era possível ver em comentários, sites, e em toda a web o uso das grandes URLs. Após a chegada do Twitter, porém, a situação começou a mudar, e daí os encurtadores de URLs se popularizaram.

O que é URL

URL é o endereço de um recurso disponível em uma rede, ou seja, na internet ou intranet. A sigla significa em inglês "Uniform Resource Locator", e em português é conhecido como Localizador Padrão de Recursos. Assim sendo, URL nada mais é que um endereço virtual com um caminho que indica o que o usuário está procurando, pode ser tanto um arquivo, como um site, uma página, umas pasta, etc. Um URL conta sempre com um protocolo, que pode ser tanto HTTP, que é um protocolo de comunicação, ou FIP, que é uma forma rápida de transferir arquivos na internet.
virtual-onlife.blogspot.com.br - por exemplo.

Encurtador de URL

O encurtador de URL é uma ferramenta que compacta links considerados muito extensos. Compartilhar links de tamanho grande não é o ideal, principalmente na divulgação de conteúdo online.
Usar o encurtador de URL pode ser bastante útil quando, por exemplo, o usuário quiser postar algo no Twitter. Caso o link contenha mais caracteres do que o permitido, a postagem não ficará esteticamente bonita, bem como, funcional, já que o microblog só irá exibir alguns caracteres do endereço. Sendo assim, o post ficará confuso e bagunçado.

Abaixo selecionamos os cinco encurtadores de URL melhores. Confira:

Goo.gl

O serviço, que pertence ao Google, é muito fácil de ser usado. Bata apenas iserir o URL no local indicado. Após selecionar a resposta, basta copiar o novo URL.

Bit.ly

Este serviço geralmente é usado por frequentadores do Twitter. Para acessar o serviço é necessário primeiramente realizar o cadastro. Após encurtar o URL desejado, o usuário terá acesso ao número de cliques no link, e ainda o número de pessoas que encurtaram o mesmo link.

Migre-me

O serviço é muito popular no Brasil e permite que os usuários consultem os links suspeitos. Diferente do Bit.ly, não é possível acompanhar o numero de clicks no link gerado.

  TinyURL

Um dos serviços de encurtamento de URL mais antigos da web é o TinyURL. Além de encurtar o URL, o usuário também pode personalizá-lo.

Notlong

Através do serviço é possível, além de comprimir o link desejado, acompanhar as estatísticas através do Twitter e criar URLs personalizadas.

E você utiliza alguma deste encurtadores? Tem outro para indicar? Deixe seu comentário! 

Postar um comentário