0

Nunca foi tão fácil conversar com várias pessoas, estejam elas onde estiverem. O velho e bom celular agora só é usado pra troca de mensagens, as ligações já não são mais o ponto forte.

Os comunicadores instantâneos, também chamados de mensageiros instantâneos, são aplicativos que permitem o envio e recebimento de mensagens em tempo real. Esse tipo de sistema transformou a internet na década de 90, já que os usuários começaram a contar com a possibilidade de interação em tempo real, sem a necessidade de esperar pela resposta de um e-mail ou mesmo uma ligação telefônica.
Os mais jovens não devem conhecer, mas as pessoas que tiveram acesso à internet na década de 90 devem perfeitamente lembrar da febre da época, o ICQ. Particularmente, inesquecível para mim. Não apenas pela novidade da interação, mas também pela possibilidade de comunicação com pessoas de todo o mundo e ainda o irreverente e lendário sonzinho que emitia. Ah! Quem não lembra?
Após o ICQ, outros meios de comunicação instantânea surgiram, como o famoso Windows Live Messenger e até o atual WhatsApp. Neste artigo iremos relembrar os principais comunicadores já existentes na internet. Confira:

IRC


Um dos precursores da comunicação instantânea foi o protocolo IRC, que é a abreviação de "Instante Relay Chat". O sistema foi inventado pelo finlandês Jarkko Oikarinen em 1988.
O IRC é um protocolo que disponibiliza a troca de mensagens através de salas de bate-papo ou mesmo em salas privadas. O protocolo ganhou fama em 90, ano em que também surgiu no Brasil. O principal cliente de IRC era o mIRC, que ainda costuma ser usado por grupos específicos, como a comunidade de gamers ou mesmo comunidade de software-livre.

ICQ


O ICQ surgiu em 1996 e foi criado por quatro jovens israelenses, Yair Goldfinger, Arik Vardi, Sefi Vigiser e Amnon Amir. O grupo, na época, fundou a empresa chamada Mirabillis. Quem não é tão jovenzinho assim, com certeza deve ter boas lembranças do ICQ. O nome ICQ é uma brincadeira com a frase "I seek you" (Eu busco você, em tradução livre). Quando falado em inglês, o nome possui a mesma pronúncia que a sigla.
A facilidade de comunicação do ICQ, a disponibilidade de poder ver os amigos que estavam online e ainda o tradicional som emitido ao receber uma nova mensagem são os pontos de sucesso da plataforma. O mensageiro fez muito sucesso no mundo todo na década de 90.
A empresa Mirabillis, então dona do ICQ, foi vendida para a America Online em 1998 por 407 milhões de dólares. Após isso, o ICQ acabou perdendo espaço no mundo dos comunicadores instantâneos. Porém, vale notar que ele ainda existe, e pode ainda ser baixado tanto para o PC como no smartphone. Já notíciamos aqui que o ICQ chegou a ser o aplicativo mais baixado da AppStore.

Windows Live Messenger


O Windows Live Messenger, da Microsoft, fez muito sucesso, em especial por ter surgido durante a popularização da internet. Inicialmente, na sua primeira versão, o mensageiro recebeu o nome de MSN Messenger e surgiu em 1999. Praticamente todos os usuário do ICQ migraram para o MSN naturalmente.
Somente em 2005 a Microsoft alterou o nome para Windows Live Messenger.
Com a popularização das redes sociais, como Orkut e posteriormente o Facebook, o Windows Live Messenger perdeu espaço. Somado à presença do Skype que seria adquirido pela própria Microsoft, o Windows Live "morreu" sufocado pela própria empresa.

Yahoo Messenger


O Yahoo também apostou em um comunicador. A primeira versão da plataforma surgiu em 1998, porém, nunca conseguiu fazer o sucesso esperado, mesmo sendo o Yahoo um portal de grande sucesso na época e até hoje.

Skype


O Skype, atualmente, é dominante no que diz respeito a comunicação por voz e vídeo. No setor corporativo a plataforma é bastante usada por pessoas que precisam fazer videoconferências com demais usuários do mundo todo.
O Skype também pode ser usado para telefonia, e ainda há a opção de pagar taxas de baixo valor para usufruir do serviço completo. A empresa Skype foi fundada em 2003, ano em que surgiu a primeira versão do serviço. Em 2005, a empresa foi adquirida pelo eBay e após pela Microsoft.

Google Talk


O Google é bastante popular na internet, principalmente pelo seu buscador e também pelo Gmail. Levando em consideração o fato, a companhia lançou um comunicador, o Google Talk.
Para usar o serviço não é necessário tê-lo instalado no computador, ou mesmo ter que baixar algum aplicativo, mas sim, apenas acessar o e-mail da empresa. O comunicador é bastante simples, e as conversas são armazenadas no Gmail em forma de conversa.

Facebook Chat


As redes sociais, ao que tudo indica, vieram para ficar. Além de poder ter acesso a todas as postagens dos amigos, também é possível se comunicar no mesmo local. Na versão para desktop, o Facebook não conta com nenhuma aplicação, porém, na versão mobile, a rede social conta com um aplicativo específico para o seu chat, e assim, sem a necessidade de estar com a rede social aberta para manter comunicação com os amigos.

WhatsApp


Levando em consideração que o mundo está cada vez mais utilizando a versão mobile surgiram os aplicativos próprios para comunicação. O mais usado atualmente, fora o Messenger (Facebook), é o famoso WhatsApp. Através do mensageiro é possível deixar mensagens de texto, de voz e enviar vídeos. Vale ressaltar que existem outros tantos aplicativos destinados para o mesmo fim. 

Postar um comentário